quarta-feira, 25 de abril de 2012

Johnny Cash - American II - Unchained [1996]

Finalizando a série com o segundo álbum "American" do ano de 1996.

YM
______________________________
Download: Johnny Cash - Unchained

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pere Ubu - The Modern Dance


Inauguro o blog com uma pérola do rock americano dos anos 70: PERE UBU (poderia adicionar ainda taxações como rock industrial expressionista, proto-punk dadaísta e outros exímios rótulos agradáveis de ouvir, mas difíceis de decifrar). A questão é que o Pere Ubu, de uma forma ou de outra, já garantiu seu lugar dentro da história recente do rock mundial. A figura central aqui é David Thomas, cantor e fundador do Pere Ubu, que já havia marcado presença em 1974 como membro fundador do Rocket From the Tombs, a banda protopunk de Cleveland que mais tarde se dividiu e acabou gerando o Dead Boys. David se juntou a Peter Laughner para fundar o Pere Ubu e juntos chegaram a lançar 3 singles até a morte de Laughner em 1977.

The Modern Dance sai em 1978, já pela Blank Records (subdivisão da Mercury). Nas palavras de um crítico que nomeu o disco como um dos 7 discos de rock de todos os tempos: "O som começa a partir do velho espirito do garage-rock, mas distorcido com harmonia e um ritmo grotesco. A letra surreal e o humor estudantil atenuam a força dramática da perfomance, mas ao mesmo tempo, aumenta a sensação de loucura coletiva, de fatalismo resignado e de escravidão inelutável."

A angústia é realmente o sentimento melhor decomposto no som do Pere Ubu, referências a situação do homem na sociedade industrial dão o  "background" mais conceitual do disco, que ainda é altamente contornado por sintetizadores malucos. Com influência que vão de Zappa até Blues, o disco é um representante máximo da new-wave norte americana. Altamente recomendado. Destaque pro som "Over My Head".


http://telephatic.blogspot.com.br/2011/06/pere-ubu-modern-dance-1976.html
____________________________________
Download: Pere Ubu - The Modern Dance

The Mission U.K. - Masque [1992]


Masque é o título do sexto álbum de estúdio por The Mission . Foi lançado em janeiro de 1992 pela Mercury Records . Atingindo um máximo de # 23 na parada de álbuns do Reino Unido, não conseguiu repetir o sucesso comercial dos últimos dois álbuns de estúdio oficiais e marcou o início do declínio do The Mission em popularidade, foi também o último álbum da banda a alcançar um top do Reino Unido 40 posição. Masque, inclui os singles "Never Again", "Like a Child Again" e "Shades of Green Pt. 2".

O álbum foi relançado em fevereiro de 2008. A versão expandida tinha quatro faixas bônus, incluindo a capa da Blondie "Atomic" s gravada para o NME 's Trax Rubi compilação, lançado em novembro de 1992.

_______________________________________
Download: Mission - Masque

The Sisters of Mercy - Vision Thing [1990]

As constantes mudanças de formação fizeram com que a banda Sisters of Mercy, após o lançamento de seu primeiro álbum, ficasse mais conhecida como um projeto do vocalista Andrew Eldritch do que como uma banda de verdade. Mesmo assim o material produzido pelo "projeto" nos seus três álbuns oficiais até hoje soa significativo. Ao lado do guitarrista alemão Andreas Bruhn, do baixista Tony James (ex-guitarrista do Sigue Sigue Sputnik e ex-baixista do Generation X) e do guitarrista Tim Bricheno, Eldritch gravou "Vision Thing": um retorno à orientação musical baseada nas guitarras e no rock. O disco, politizado desde o título (que remete às práticas políticas dos Estados Unidos) trouxe a banda de volta ao "olho do furacão": "Doctor Jeep", "Vision Thing" e "Detonation Boulevard" mostravam que a banda ainda tinha o que mostrar. Porém, como nada é simples, logo de início planejaram uma excurssão ao próprio Estados Unidos onde se apresentariam ao lado dos rappers do Public Enemy!!.

É claro que isso podia não acabar bem e várias cidades preferiram não agendar apresentações antevendo o pior. Isso desgastou a imagem da banda junto à WEA que decidiu não mais distribuir seus materiais na América do Norte. Aos poucos a banda foi desfazendo-se: primeiro Tony James deixou os baixos a cargo do indefectível "Doktor Avalanche"; depois foi a vez de Tim Bricheno ser substituído por Adam Pearson. Com ele, os últimos registros da Sisters of Mercy foram "Some Girls Wander By Mistake", de 92 - uma compilação contendo os primeiros singles independentes da badna -, e "A Slight Case of Overbombing", de 93 - uma compilação de grandes sucessos. Em dezembro de 93 Andrew Eldritch decretou o falecimento da Sisters of Mercy.

http://estranhomundodemary.blogspot.com.br/2009_05_01_archive.html
_____________________________________________

Download:Vision Thing

The Pixies - Doolittle [1989]



O grupo surgiu no ano de 1986 quando Charles Thompson (que posteriormente utilizaria o nome Francis Black) junto com o seu colega de quarto na faculdade Joey Santiago decidiram montar o grupo. Para completarem a formação do grupo, anunciaram nos classificados que queriam uma baixista que gostasse de música folk, de Peter, Paul And Mary e do Hüsker Dü. A única que respondeu este foi Kim Deal, mas que foi a audição sem o baixo, visto que ela nunca havia tocado o instrumento. Para completar a banda, foi convidado um baterista que Kim Deal conheceu em sua festa de casamento, David Lovering. O grupo foi batizado de Pixies após Joey Santiago ler no dicionário a palavra "pixies", que significava "pequenos elfos maliciosos".

Após alguns ensaios na casa dos pais de Lovering, eis que eles começam a tocar em bares de Boston e gravam seu EP "Come On Pilgrim". Mas foi com seu primeiro disco, "Surfer Rosa" que eles realmente chamam a atenção da crítica e influenciaram a geração indie que viria na década seguinte. Porém o golpe de misericórdia foi dado com o experimental e ao mesmo tempo pop "Doolittle" que na minha modesta opinião é um dos discos mais agradáveis que já escutei, e que vez por outra tiro de minha estante quando estou pra baixo, devido à energia que este emana, e que acaba por sempre me tirar um sorriso do rosto.

Com temáticas que passam desde o surrealismo, personagens biblícos como Davi, Bate-Seba, Sansão e Dalila até a catástrofe ambiental que o homem vem afligindo ao planeta, temos canções deliciosamente palatáveis, mesmo que cheias de riffs em alguns momentos, mais ainda assim acessíveis sem perder aquela identidade alternativa. Isso é confirmado pelo número de vendas, que até os nossos dias atingiu um milhão de cópias apenas em solo americano e é aclamado pelos críticos como um dos discos essenciais da década de 80 em tudo que é lista feita sobre esse assunto.
Frank Black no SWU 2010.
E temos momentos em que realmente é impossível ficar paralisado com o que é apresentado neste registro. Logo de cara somos esbofeteados com a empolgante "Debaser", que vai te tirar do chão assim que você menos se aperceber disso, o que vale para a ainda mais cativante "Here Comes Your Man", que foi junto com "Forever" do Kiss, uma das canções que mais ouvi na época em que ficava grudado na MTV gravando clipes que eu gostasse (rsrsrs). Ainda destaco e recomendo a soturna "I Bleed", a pessimista e trabalhada "Monkey Gone To Heaven", "Mr. Grieves", "La La Love You" e "There Goes My Gun", que com certeza irão impressionar quem não conhece o grupo e que assim como eu pouco se interessam em rock alternativo.

Apesar de terem influenciado o Nirvana (que odeio e assumo isso pra quem quiser ouvir), com certeza temos um grupo que merece sua atenção, principalmente neste registro, em que você até acaba achando legal ser alternativo. Um disco que deve estar presente na discografia de qualquer um que diga realmente gostar de rock.




Fonte: http://combe-do-iommi.blogspot.com.br/2011/03/pixies-doolittle-1989.html
________________________________________
Download: Pixies - Doolittle

terça-feira, 17 de abril de 2012

The London Suede - Coming Up [1996]

Coming Up é o terceiro álbum de estúdio da banda Suede, lançado a 2 de Setembro de 1996. O disco conta com os novos membros, Richard Oakes na guitarra e Neil Codling nos teclados. A banda compôs um trabalho mais comercial e o resultado foi um enorme sucesso, tendo os cinco singles estado no top 10 e o disco chegou ao nº 1. A banda foi em tornê pelos Estados Unidos e Canadá em Maio de 1997 para promover o disco, mas quase que cancelavam pois todo o seu equipamento foi roubado, após um concerto em Boston, Massachusetts a 17 de Maio desse ano. De acordo com Nielsen SoundScan, o disco vendeu nos Estados Unidos cerca de 40 mil cópias no final de 2008.

Bealtiful Ones

________________________________________
Download: Suede - Coming Up

UB40 - Signing Off [1980]


Álbum de estreia de uma das bandas mais importantes do cenário multicultural britânico.

Inglaterra. Um país que agrega todo tipo de culturas e estilos musicais, e foi nessa salada que nascia o UB40.


Um grupo de oito amigos de infância formam a banda na área de Moseley, Birmingham, inicialmente tocando covers de músicas de seus astros favoritos de reggae. O grupo fez sua estréia ao vivo em fevereiro de 1979 e passou o restante do ano compondo músicas e apresentando-se ao vivo em pubs e clubes locais.

1980 - A banda é convidada por Chrissie Hynde, dos Pretenders, para apoiar seu grupo em uma turnê. O UB40 produz seu single de estréia, King/Food For Thought, pela Graduate, selo local independente. Ele chega à 4ª posição na parada nacional de singles. O álbum de estréia do UB40, Signing Off, chega à segunda posição.

__________________________________________
Download: UB40 - Signing Off
PASSWORD: lagrimapsicodelica

Johnny Cash - American Records [1994]


Quando Johnny Cash assinou com o selo de Rick Rubin American Recordings, em 1992, marcaria o início de uma das ressurreições mais célebres artísticas na música popular. O álbum resultante, lançado em 1994, consiste em reposição, composições próprias entre diversos covers da eclética música americana.

Quando eu olho para a capa, a primeira palavra que vem à mente é bíblico. Tudo sobre a imagem é sinistra e poderosa, com dinheiro escalado como pregador e pecador. Ele seria perfeito como o arauto da desgraça em algum filme assustador.

Para todos evocação seu poderoso de American Records, a fotografia da capa foi realizada na Austrália durante a turnê de Cash 1992 com Kris Kristofferson. Fotógrafo Andy Earl tinha a intenção de atirar dinheiro em uma via férrea, mas quando a iluminação não estava funcionando, ele mudou-se para um campo de trigo ao lado. Os cães assustadores, com sua coloração inversa preto e branco, só passou a funcionar em estrutura e se posicionar. Talvez o olhar irônico no rosto de Cash é inspirada por esta série de eventos casuais - um palpite de que as coisas estavam, finalmente,  indo de vento em popa.

_____________________________________________
Download: Johnny Cash - American Records
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...