A banda californiana Cracker, foi formada em 1991 e mesmo não figurando entre os nomes mais influentes e conhecidos, marcou presença a partir da década de 90, construindo uma trajetória coerente com sua proposta e seu surgimento, cativando um reduzido, porém ativo grupo de fãs e simpatizantes pelo caminho.
Assim com o contemporâneo Sugar foi formado a partir da dissolução do Hüsker Dü, o Cracker também é descendente direto de uma banda marcante dos anos 80, o Camper Van Bethoven. David Lowery era o vocalista e guitarrista do Camper Van Bethoven, uma banda vanguardista imprevisível que misturava múltiplas sonoridades diversas, desde punk a ritmos folk eslavos. O Camper Van Bethoven teve até um hit na manga, com a clássica "Take the Skinheads Bowling", que tocou bastante nas college rádios americanas, e tinha contrato em vigor com a Virgin quando se dissolveu em 1990. Em poucos meses, Lowery formou o Cracker com o parceiro John Hickman (guitarras, vocais), herdando o contrato da Virgin e grandes expectativas.
Além de Lowery e Hickman, o Cracker contava ainda com o baixista Davey Faragher (baixo), mas não havia um baterista fixo.
O Cracker tinha um direcionamento mais voltado a um rock garageiro, influenciado pelo que é chamado de rock clássico, de raíz, muitas vezes esbarrando no country, se aproximando de bandas como Jayhawks e Wilco.
Em 1993 chegava as lojas Kerosene Hat, produzido por Don Smith. O novo disco reafirmava a sonoridade do primeiro álbum, contando com um single ainda mais forte, "Low". Outras músicas como “Get Off This”, “Sick of Goodbyes”, e especialmente “Euro-Trash Girl” (mais uma favorita entre os fãs), mostrava que David Lowery e John Hickman estavam cada vez mais azeitados como compositores. No entanto, foi "Low" que repercutiu. O videoclipe que mostrava cenas de boxe rodou direto na MTV levando o Kerosene Hat ao número 59 na parada da Billboard americana.
![]() |
Trecho do videoclipe de "Eurotrash Girl". |
Download: Cracker - Kerosene Hat
Nenhum comentário:
Postar um comentário