quarta-feira, 23 de maio de 2012

Massive Attack - Mezzanine [1998]

O post é especial, e não poderia ser diferente, ué? Estamos falando de uma das minhas bandas favoritas: Massive Attack.
____________________

O mais famoso disco do Massive Attack, que até então ainda era um trio, quase meia década depois de "Protection". O disco é conhecido também por ser o último registro de Del Naja, Daddy G e Mushroom juntos.

Sem Tricky (que seguiu carreira solo), Shara Nelson e o crescente mal estar entre 3D e Mushroom acerca do processo de produção dos trabalhos seguintes, "Mezzanine" passa a ser cunhado sem grande parte da essência dos dois discos anteriores, menos experimental, porém, ainda diverso em todos os sentidos. A essa altura da carreira, o Massive Attack já não tinha o mesmo prestígio da crítica, julgando pela recepção fria e frustrante da imprensa britânica ao seu último trabalho, quatro anos atrás. Sem perder a classe e a originalidade, os caras fizeram um trabalho que une suavidade e peso do início ao fim, casamento perfeito entre as guitarras raivosas e a suavidade dos vocais de Beth Fraser, a nova colaboradora da banda.

Entre os destaques, estão "Angel", onde Andy acompanha uma viagem sem volta meio a uma atmosfera neurótica das batidas e guitarras distorcidas. Única!

Sensação única. 

"Teardrop" vira automaticamente um hit essencial pra quem gosta da banda, a mais famosa canção do trio, muitas vezes lembrada em séries de televisão como House e Prison Break. Canção que eu não consigo descrever com palavras. Tem um gosto especial por ser uma das primeiras que ouvi (faz tempo, muito tempo).

Perfeição.

"Man Next Door" é o poderio vocal de Horace Andy e a sua capacidade de impressionar. Letra simples e melodia arrastada, mas que cai bem no contexto geral do álbum.

Anestesia.

"Black Milk" é considerada a faixa mais dançante do disco. E mais uma vez, Fraser mostra a que veio. 

Suavidade.

"Group Four" é o produto da voz de Fraser e os gélidos sussurros de Del Naja em um momento de  interação psicodélica. Fraser sobre 3D, 3D sobre Fraser... Épico de oito minutos que dão o clímax perfeito ao álbum.


Extasiante.

Hipnótico, sussurrante e ao mesmo tempo enérgico, Mezzanine é a conclusão lógica do Trip-Hop, multifacetado e criativo que somente os mentores do estilo podem fazer. "Mezzanine" te leva a um plano superior ao longo de uma hora de contato com o que mais se aproxima da perfeição musical.

YM
__________________________________________
Download: Mezzanine
                 Mezzanine OP2

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...