O Tricky foi uma das maiores surpresas que tive em termo de música nesses últimos tempos, lendo uma coisa aqui outra ali (sempre com o Blue Lines ou Protection atracado na orelha) e com uma dose de curiosidade e outra de receio. Será que vou gostar? "Olha que cara estranho, feio e fumacento HAHA. Acho que o 3D chutou ele do Massive Attack por isso". Crasso engano.
Um artista genial, chuta mesmo o que tem dentro de si para as letras e batidas que compõe/produz/canta/dança/atua etc. Completo e talentoso, mesmo sem a fama merecida. Se bem que talvez ele nunca quisesse essa "fama" e foi que isso norteou boa parte dos seus trabalhos desde o aclamado "Maxinquaye", sempre renovando com discos completamente atípicos musicalmente (e absurdamente criativos) e diferentes um dos outros. Esse é o Tricky para os fãs e simpatizantes.
Agora o Tricky pra crítica especializada é bem controverso, na verdade essa crítica especializada foi a mesma que o exaltava no seu primeiro disco, aquele marco da música dos anos 90, cuja classificação deu nome e rótulo a tantos outros grupos de Bristol tal qual o mesmo Massive Attack que o revelou ao mundo. O Trip-Hop nasceu do ventre de Tricky? não! talvez venha daí a vontade de variar tanto em seu repertório e experimentar novas sonoridades em seus discos (atitude tida como blasfêmia, irregularidade, excesso de maconha entre outras asneiras).
Uma prova disso é o Blowback, de 2001, um trabalho "ensolarado" e diferente de tudo que se viu antes, durante e depois do MaxinQuaye. Do alternativo underground e dark Tricky dos anos 90 ao superstar que toca com Anthony Kiedis, Alanis Morissete e outros nomes da musica POP. Mas peraí? o que houve com ele? cheirou muita maconha? tá se entregando ao sistema? tá traindo o movimento? - pensaram os mais ortodoxos. Não! é somente mais uma faceta deste incrível artista que eles não notaram ainda. Uma pena.
Bury the Evidence
Diss Never
Evolution, Revolution, Love
PS: Descobri mais sobre o disco meses depois que ter ouvido exaustivamente, são sobre as participações célebres que contam desde Cindy Lauper até uma versão irreconhecível de "Something in the Way", do Nirvana. Ótimo e imperdível!
YM
__________________________________________
Download: Tricky - Blowback
Nenhum comentário:
Postar um comentário